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Cabaz de Produtos Agroalimentares

CONCEITO DE CABAZ DE PRODUTOS AGROALIMENTARES

Venda direta de um conjunto diversificado de produtos agroalimentares, locais e sazonais, com entrega regular, num local previamente combinado entre o produtor e o consumidor (domicílio do consumidor, sede de empresa, exploração agrícola, cooperativas, lojas e outros locais).


Aspetos caraterizadores dos Cabazes:

Produtos que habitualmente entram nos cabazes: hortícolas, frutas, plantas aromáticas, ovos, pão, compotas, queijos, licores, mel, carne e doçaria. Os produtos apresentam uma qualidade reconhecida pelos consumidores, sendo muitas vezes produzidos em modo de produção biológico ou em modo de produção integrado.

Os cabazes podem ter uma constituição, tamanho e regularidade de entrega diversificadas:

  1. Constituição e tamanho do cabaz: um só ou vários tamanhos de cabaz; o consumidor pode ter a possibilidade de escolha dos produtos a incluir no cabaz; cabazes com produtos pré definidos, podendo, nalguns casos, alterar alguns produtos.
  2.  Regularidade da entrega: semanal, quinzenal, mensal, sem regularidade exigida
    Existe sempre uma relação direta entre o produtor e o consumidor. No âmbito da venda na modalidade cabaz são muitas vezes organizados momentos de convívio, geralmente nas explorações dos produtores. A venda efetua-se por encomenda, geralmente por internet ou telefone.

Em Portugal, a venda na modalidade cabaz tem surgido por iniciativa de Grupos de Ação Local (GAL), Câmaras e Cooperativas, sendo a sua organização continuada pelos produtores, que se juntam para escoar os seus produtos e satisfazer as encomendas dos consumidores. A venda pode ser feita por um único produtor, mas o mais comum é a agregação de 2 ou mais produtores, que complementam os produtos do cabaz e distribuem entre si tarefas: divulgar os cabazes, organizar as encomendas, fazer os cabazes, entregá-los e organizar a contabilidade.

Em muitos casos, as iniciativas de comercialização através de cabazes, e em particular o projeto PROVE, estimulam processos de trabalho coletivo e de organização, contribuindo para a sustentabilidade local e dinâmicas de desenvolvimento territorial.


Condições para a organização da comercialização através de Cabaz:

  1. Existir proximidade de um centro urbano, com um número suficiente de consumidores interessados num consumo saudável e de qualidade;
  2. Planear a produção por forma a garantir diversidade e variedade de produtos frescos ao longo de todo o ano;
  3. Garantir os meios para assegurar a qualidade e regularidade dos produtos comercializados;
  4. Organizar a produção na exploração de forma a possibilitar a colheita fácil dos diversos produtos a comercializar;
  5. Disponibilizar um local para preparação e organização dos cabazes, sem encargos de aluguer, com uma localização próxima das explorações dos produtores e do local de entrega dos cabazes; com condições adequadas às diferentes situações climatéricas e que permitam garantir o cumprimento das regras de higiene;
  6. Definir e organizar um sistema de encomendas, de preparação de cabazes e de definição de preços dos cabazes e dos produtos que vão fazer parte do cabaz;
  7. Definir e organizar um sistema de entregas adequado aos consumidores, respeitando as suas encomendas, a regularidade e pontualidade de entrega acordada;
  8. Selecionar locais de entrega acessíveis, com condições que permitam : o descarregamento dos cabazes, o estacionamento dos veículos dos consumidores, área suficiente para colocação de todos os cabazes e espaço de encontro entre produtores e consumidores;
  9. Os produtores devem ter capacidade e disponibilidade para estabelecer uma relação de proximidade com os consumidores, auscultando regularmente o seu grau de satisfação e recolhendo críticas e sugestões;
  10. Organizar sistemas de divulgação da comercialização do cabaz, selecionando contactos com entidades locais e utilizando os meios de comunicação habituais para contacto com os consumidores locais;
  11. Disponibilizar informação sobre os produtos, práticas agrícolas utilizadas e optativamente receitas e tradições locais;
  12. Disponibilizar informação sobre produtos da época e os seus ciclos de produção.
    Exemplos de cabazes (pdf).

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