facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

Mercado de Produtores BIO

Conceito de Mercado de Produtores BIO

Local de acesso público onde os produtores que produzem em Modo de Produção Biológico (MBP) vendem os seus produtos diretamente aos consumidores.


Aspetos caraterizadores dos mercados de produtores bio:
• O mercado é reservado a produtores agrícolas e agroalimentares certificados em MPB

• Os produtos comercializados são exclusivamente produtos biológicos da produção própria

• Os produtos comercializados têm uma origem local identificada

Nos últimos anos, promovidos pelos produtores em modo de produção biológico e pelas suas organizações têm surgido por todo o país, os mercados bio, onde se comercializam exclusivamente os produtos da agricultura biológica.

Os produtores bio foram iniciadores deste tipo de circuitos alternativos de comercialização, originalmente pela necessidade de encontrar soluções para o escoamento regular dos produtos bio, na medida em que os circuitos tradicionais lhes estavam frequentemente fechados, mas também porque a venda direta garante a redução nos custos logísticos e uma maior sustentabilidade económica e ambiental. Este tipo de comercialização permite diversificar a produção, reduzindo o risco em termos de produção e promove a biodiversidade.

Esta dinâmica resulta igualmente da existência de uma procura e interesse crescentes dos consumidores por produtos biológicos que não é satisfeita pelos circuitos da grande distribuição ou a preços muito superiores em relação aos praticados nos mercados bio.

Assim, promovidos pela AGROBIO, pelas Câmaras Municipais ou por Associações de Desenvolvimento Local, os mercados bio realizam-se em jardins, praças ou outros locais públicos dos centros urbanos, habitualmente com periodicidade semanal, geralmente ao fim-de-semana. Neles os consumidores podem adquirir diretamente ao produtor uma grande variedade de produtos biológicos certificados: hortícolas, frutas, frutos de casca rija, queijos, produtos de salsicharia, compotas, azeite, mel e ovos.

Exemplos de Mercados de Produtores Bio.

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP