Dificuldades dos CCA
DO PONTO DE VISTA DO PRODUTOR
Dificuldade em garantir uma quantidade, variedade e regularidade na oferta de produtos que satisfaça as exigências e necessidades dos consumidores.
Necessidade de adquirir novas competências para desempenhar outras funções para além de agricultor: transformação dos seus produtos e comercialização (apresentação dos produtos, rotulagem, publicidade e marketing, detetar oportunidades de negócio, identificar e selecionar locais e modalidades de venda, gerir uma carteira de clientes).
Necessidade em estar sempre atualizado e informado sobre a legislação e medidas de apoio.
Dificuldade em gerir o tempo, pela acumulação das atividades de produção, comercialização e eventualmente de transformação de produtos.
Necessidade de adquirir ou adaptar instalações e equipamentos para garantir o transporte e a comercialização dos produtos e em alguns casos a sua transformação (veículos adaptados, cadeias de frio, locais para embalamento, rotulagem e venda, instalações e equipamentos para a transformação).
Dificuldade em garantir o financiamento do investimento necessário às diferentes atividades, por inexistência de capitais próprios ou por dificuldade de acesso ao crédito bancário.
Inexistência de uma cultura de cooperação e de organização dos produtores.
Dificuldade em garantir as exigências legais requeridas para o exercício da sua atividade, muitas vezes por inadequação destas à dimensão destas produções e das empresas.
Distância em relação aos centros urbanos ou locais de venda.
Dificuldade de aquisição de novas competências por inadequação dos formatos e conteúdos das ações de formação existentes.
DO PONTO DE VISTA DO CONSUMIDOR
A oferta de produtos é pouco diversificada e irregular (porque respeita a sazonalidade dos produtos) em relação aos seus hábitos de consumo.
Os horários e locais de comercialização não são os mais adequados às exigências e hábitos dos consumidores.
Dificuldade no acesso a informação clara sobre locais, horários de comercialização e outas especificações sobre os produtos e produtores.
Em alguns casos, dificuldade em cumprir a regularidade dos compromissos de consumo exigidos (aquisição regular de cabazes, aquisição de produtos pelo comércio e restauração local).
Inexistência de cultura de cooperação e de organização dos consumidores.
Falta de informação sobre os benefícios destes produtos e formas de comercialização.
DO PONTO DE VISTA DO TERRITÓRIO
Pouca sensibilidade dos decisores e técnicos aos benefícios dos CCA para os produtores, consumidores e economia dos territórios.
Insuficiência de estratégias territoriais enquadradoras da criação e promoção dos CCA.
Ausências de estratégias de informação e comunicação sobre as CCA que existem nos seus territórios.