facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Dia Internacional das Florestas 2022 dedicado ao tema “florestas, produção e consumo sustentáveis”

florestaArtigo originalmente publicado em florestas.pt

Em 1971, 21 de março foi estabelecido pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura como “Dia Mundial da Floresta” para uniformizar as Festas Nacionais da Árvore que já se faziam desde 1872. Em 2012, as Nações Unidas declararam-no como “Dia Internacional das Florestas”. Uma década depois, a data celebra-se sob o tema “Florestas – produção e consumo sustentáveis”. Para compreender a importância da temática eleita para o Dia Internacional das Florestas 2022, o Florestas.pt ouviu diferentes organizações parceiras ligadas ao setor.

Para assinalar o Dia Internacional das Florestas 2022, as Nações Unidas sublinham a importância de gerir e cuidar das florestas de forma sustentável, para que os materiais e produtos de origem florestal possam ser a base de um modelo económico mais sustentável, assim como de escolhas de consumo que promovam a redução da pegada ecológica global.

Para saber mais sobre o tema “Florestas, produção e consumo sustentáveis”, o Florestas.pt convidou os seus parceiros a partilhar reflexões sobre o seu significado e importância.

Apesar de serem entidades que atuam em vertentes diferentes da floresta e do conhecimento florestal, a mensagem que deixam é clara e comum: a sustentabilidade é um conceito transversal e crítico, que tem de ser aplicado também à floresta, aos seus produtos e ao respetivo consumo, pois dela depende o nosso futuro. Eis os contributos:

“Acreditamos numa floresta sustentável”

“Quando entramos no curso de engenharia florestal é-nos colocada sempre a mesma pergunta: produção ou conservação?”. É este o ponto de partida do contributo de Filipa Raimundo, Presidente da APEF – Associação Portuguesa de Estudantes Florestais, criada em 1988 no Instituto Superior de Agronomia. A APEF representa o curso de Engenharia Florestal a nível Nacional e é membro fundador do International Forestry Students Association – IFSA.

Enquanto representante dos estudantes de engenharia e ciências florestais, a APEF está em desacordo com esta separação entre produção e conservação. “Não consideramos que a floresta deva ser sempre uma ou outra coisa. Acreditamos, sim, num futuro em que a floresta cria empregos e fornece o que precisamos, mas em que também se protegem os ecossistemas e se mantém a sua qualidade, tanto para nosso benefício como o do planeta em que habitamos. Acreditamos numa floresta sustentável.”

“Faço votos que o tema deste ano seja um objetivo para hoje e para as futuras gerações”

“O tema apresentado para o Dia Internacional das Florestas 2022 é nevrálgico para uma Floresta Sustentável, sendo ainda um tema que extravasa o Mundo Florestal, já que o equilíbrio deve existir em tudo o que nos rodeia – económico, ambiental, biológico, químico, físico…”, refere Miguel Pestana, editor da única revista científica portuguesa dedicada à área florestal, a Silva Lusitana, publicada pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, onde Miguel Pestana é também coordenador e investigador da Unidade Tecnologia e Inovação.

“No caso da Floresta, esse equilíbrio assenta num comportamento do mercado/utilizador consciencioso, por forma a criar um equilíbrio entre produção e consumo. Só assim se perpétua a Floresta e a vida no Planeta Terra”, sublinha, deixando votos de que o tema escolhido para 2022 se mantenha como um objetivo estrutural para além deste ano.

Gestão harmoniosa entre aspetos sociais, ambientais e económicos

“Os recursos florestais, provenientes da vasta panóplia de ecossistemas existentes em Portugal, ainda que naturais e renováveis, são finitos. A sua utilização para a produção de bens e serviços de elevado valor acrescentado por parte da fileira florestal implica a adoção de medidas de gestão baseadas na harmonia entre aspetos sociais, ambientais e económicos, que promovam a produção sustentável”, salienta Joana Amaral Paulo, membro do CEF – Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia.

“A consciência relativa ao imperativo do consumo sustentável é hoje também evidente na sociedade. Para tal, é necessário que o processo de produção e o consumo por parte da sociedade, não só garantam uma efetiva qualidade de vida, como ainda promovam numa perspetiva cada vez mais abrangente a utilização de recursos na bioeconomia circular”, refere, sublinhando que “a chave para o aprofundar desta visão está, em grande parte, na investigação, inovação, desenvolvimento, e transferência de conhecimento para a sociedade portuguesa”. É nestas missões que o Centro de Estudos Florestais contribuí no decurso da sua atividade.

Conciliar gestão sustentável e uso sensato com conservação da biodiversidade

“Um dos grandes desafios no mundo atual é a necessidade de equacionar a conservação da biodiversidade, da qual toda a humanidade depende, com o seu uso sensato face às necessidades crescentes da população humana”, sublinha Miguel Nuno Bugalho, Coordenador Científico do CEABN – Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves”, explicando que a investigação aplicada promovida pelo CEABN “visa fundamentar gestão e utilização sustentável dos ecossistemas, florestais e outros, para que se possam cumprir simultaneamente objetivos de produção e conservação”.

Neste âmbito, a investigação no CEABN cobre a linha da ‘ecologia e gestão da fauna silvestre’ e da ‘gestão da biodiversidade em sistemas florestais e agrícolas’, na perspetiva do uso sensato e conservação daqueles recursos. É também abordada a ‘ecologia e gestão do fogo’, considerando-se o fogo um sintoma de ausência de gestão adequada dos recursos florestais, exacerbado pelo contexto das alterações climáticas, explica Miguel Nuno Bugalho. O responsável acrescenta também que outras linhas de investigação apoiam este mesmo propósito: em ‘desenho ecológico da paisagem’ abordam-se os temas do ordenamento e gestão à escala da paisagem, “pois apenas a gestão integrada a esta escala poderá contribuir para o uso sustentável dos recursos florestais”, e em ‘educação ambiental’ pretende-se assegurar que os resultados da investigação chegam à sociedade em geral.

Papel central das florestas para transformar o atual paradigma social e económico

Também Ângela Morgado, CEO da ANP|WWF – Associação Natureza Portugal e representante do World Wildlife Fund em Portugal, ressalta que “vivemos um período de grande pressão sobre os recursos naturais e sobre as comunidades que delas dependem, com reflexos crescentes também na economia local e global. É fundamental transformar o atual paradigma social e económico para caminharmos rumo a uma sociedade mais justa, resiliente e onde os direitos humanos são respeitados”.

Para a responsável, “as florestas têm um papel central neste processo pois fornecem vários bens e serviços fundamentais para a regulação e suporte das funções básicas da vida. A sua gestão sustentável, o restauro de espaços florestais degradados, o aumento das áreas de conservação e o objetivo de travar a desflorestação e a conversão são caminhos fundamentais para garantirmos, em conjunto, que a natureza é restaurada e que as florestas vão continuar a fornecer-nos os bens e serviços fundamentais à vida”.

Gerir para obter produtos de base renovável, de forma económica e ambientalmente sustentável

Nélia Aires, técnica do departamento florestal da Agro.Ges, destaca “a importância significativa e cada vez mais relevante da floresta na aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade, biodiversidade, circularidade e desenvolvimento rural”. Na empresa, explica, “desenvolvemos projetos que fomentam uma gestão multifuncional e diversificada dos espaços agroflorestais, focados na obtenção de produtos de base renovável, de uma forma económica e ambientalmente sustentável”.

Nélia reforça que as preocupações com o consumo racional e sustentável de recursos, como sejam o consumo de água e a sobre-exploração do solo “são cada vez mais prementes”, pelo que “as preocupações de proteção de todos os recursos naturais são igualmente basilares” no trabalho da empresa. “A produção sustentável de bens e serviços florestais é um objetivo transversal em todos os nossos projetos, perspetivando assim a proteção dos recursos naturais e a conservação dos nossos valiosos ecossistemas florestais”, conclui.

A floresta é o cerne de toda a ação

“Da floresta provem um recurso eco-friendly e um bioproduto fantástico – a madeira – que deve ser produzido para criar riqueza, com o mínimo de impactes ambientais e sociais, e que deve ser consumido por forma a que a sua capacidade de regeneração evite a pressão sobre os ecossistemas e não comprometa a possibilidade de as gerações atuais e futuras poderem usufruir dos benefícios que, no seu conjunto, esses ecossistemas prestam globalmente.”

No Dia Internacional das Florestas 2022, o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta coloca a floresta como o como “o cerne de toda a sua ação”, uma vez que esta associação científica, tecnológica e de formação procura ser um polo dinamizador da inovação e diferenciação, investimento e criação de emprego no sector agroflorestal. O seu trabalho centra-se na investigação e desenvolvimento experimental, formação, transferência de tecnologia, consultoria, certificação e validação de produtos e soluções.

É necessária a articulação entre diferentes segmentos da sociedade para dar resposta a desafios específicos, como o das espécies invasoras

Uma gestão florestal sustentável implica procurar resposta para múltiplos desafios. Para Cristina Máguas do cE3c, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências de Lisboa, a expansão e controlo de espécies invasoras é um deles. “As espécies exóticas invasoras representam uma forte ameaça à biodiversidade e podem ter impactes na produção de bens e serviços.”

“Os ecossistemas florestais costeiros têm sido muito afetados pela introdução intencional de espécies de plantas exóticas invasoras, como as pertencentes ao género Acacia. A sua introdução, que teve como objetivo a estabilização das dunas, tem vindo a ser identificada como uma crescente ameaça a estes ecossistemas, com impactes ecológicos e socioeconómicos significativos, em diferentes regiões do globo”, refere. O controlo e erradicação destas espécies “é um dos maiores desafios ambientais atuais e necessita de uma articulação clara entre os segmentos da sociedade que produzem conhecimento e os gestores privados e públicos que têm a responsabilidade de desenvolver e implementar medidas de sustentabilidade económica e ambiental no território.”

8 mensagens das Nações Unidas no Dia Internacional das Florestas 2022

As Nações Unidas deixam também as suas mensagens-chave que ilustram a importância da produção e consumo sustentáveis no que à floresta diz respeito, um tema que enquadram num dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 12 – “Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis”.

  1. O sector florestal gera empregos para pelo menos 33 milhões de pessoas e os produtos que vêm das florestas são usados por biliões.Estima-se que mais da metade da produção económica mundial (o PIB – Produto Interno Bruto) dependa de serviços do ecossistema, parte deles fornecidos pelas florestas. Estima-se que mais de metade da população mundial recorra a produtos florestais não-lenhosos para apoiar seu bem-estar e subsistência.
  2. As florestas são essenciais à saúde do planeta e ao bem-estar humano.As florestas cobrem perto de um terço da superfície terrestre do planeta e fornecem bens como madeira, combustível, alimentos e forragem, além de ajudarem a combater os efeitos das alterações climáticas, a proteger a biodiversidade, os solos, os rios e reservas hídricas, sendo também áreas onde as pessoas podem sentir-se próximas da natureza.
  3. O uso sustentável dos produtos florestais ajuda-nos a avançar para uma economia baseada em materiais renováveis, reutilizáveis e recicláveis.A madeira pode ser usada para diversas finalidades, com menores impactes ambientais do que muitos outros materiais. A madeira usada uma vez pode ser reutilizada e reciclada, prolongando a sua vida útil e reduzindo a sua pegada.
  4. Ao ampliar o uso de produtos florestais contribuímos para a neutralidade carbónica.A ciência e a inovação estão a propiciar o desenvolvimento de novos produtos derivados da madeira e fibra das árvores, incluindo têxteis, alimentos, materiais de construção, cosméticos, bioquímicos, bioplásticos e medicamentos. Substituir materiais menos sustentáveis por madeira e produtos renováveis dela derivados pode reduzir a pegada carbónica.
  5. A madeira de fonte sustentável é uma matéria-prima essencial para tornar as cidades mais verdes.A inovação está a viabilizar a aplicação da madeira em infraestruturas e edifícios. Esta aplicação ajuda a tornar as cidades mais verdes, uma vez que a madeira armazena carbono, a sua produção implica um gasto energético menor do que a produção de outros materiais de construção – o sector da construção é responsável por quase 40% das emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com a energia a nível global – e fornece um bom nível de isolamento.
  6. As florestas são vitais para a produção sustentável de alimentos.Os serviços dos ecossistemas florestais – como a manutenção da biodiversidade, a polinização e a regulação do clima, da água e da qualidade do solo – são essenciais para a sustentabilidade dos sistemas agroflorestais e para alimentar uma população mundial em crescimento. Estima-se também que mais de três quartos das famílias em zonas rurais dependam dos produtos silvestres (pesca, caça, apanha de frutos silvestres e cogumelos) existentes em áreas florestais e ambientes naturais.
  7. É preciso reforçar a ação para travar a desflorestação e degradação.O mundo perdeu, desde 1990, um total de 420 milhões de hectares de floresta – uma área maior do que o território da Índia – e a desflorestação, ligada principalmente à expansão da agricultura, continua a reduzir a floresta em cerca de 10 milhões de hectares por ano. A gestão sustentável das florestas pode ajudar a reduzir a desflorestação e a restaurar paisagens degradadas ao mesmo tempo que cria empregos e fornece materiais renováveis.
  8. A escolha deve passar por produtos lenhosos de origem legal e sustentável.Os consumidores podem contribuir para a sustentabilidade das florestas ao escolherem produtos lenhosos com selos que atestem a sua certificação e confirmem que são provenientes de fonte legal e sustentável.

Fonte: Florestas.pt

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
3
4
6
8
12
13
14
15
16
21
22
24
25
26
27
28
29

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP