facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Novo relatório indica que estão em execução 18 projetos de I&D em pinheiro-bravo

pinusO Centro de Competências do Pinheiro-Bravo (CCPB), procedeu à atualização da sua base de dados de projetos de I&D, trabalho que resultou na publicação de um relatório que sintetiza e caracteriza os projetos atualmente em execução.

 

Este levantamento, que envolveu a consulta de diversas plataformas online e a análise dos resultados obtidos num questionário aplicado os membros do CCPB, vem ao encontro dos objetivos traçados pelos Centros de Competências, de monitorizar a investigação científica, de forma a avaliar se a atividade de I&D é coerente com a Agenda de Investigação aprovada. Este tipo de levantamento de informação pretende também contribuir para evitar a dispersão de esforços e recursos.

A atualização da base de dados de I&D publicada pelo CCPB divulga que estão em curso 18 projetos relacionados com a Fileira do Pinho. Destes, 11 têm participação exclusiva de parceiros nacionais e os restantes são desenvolvidos em parceria com entidades estrangeiras.

As áreas de investigação que reúnem mais projetos em curso são as de “Riscos bióticos e abióticos”, com 9 projetos e a de “Novos produtos de mercado”, com 7. Logo de seguida, com 5 projetos de I&D, a área de “Silvicultura”, seguida da área de “Melhoramento genético” com 3 projetos em execução. Para as áreas temáticas de “Exploração e logística” e “Multifuncionalidade” não foram identificados registos.

Analisando a distribuição da atividade de I&D pelas prioridades definidas na Agenda de Investigação aprovada e desenvolvida pelos Membros, verifica-se que os projetos relacionados com aumento de produção e produtividade, a principal necessidade reconhecida, não concentram os principais recursos.

No entanto, “há desenvolvimentos muito positivos e face ao último levantamento aumentou consideravelmente a atividade de I&D nas prioridades definidas integradas em grandes projetos transversais”, refere Nuno Calado, membro da Equipa de Coordenação do CCPB em representação do Centro PINUS, destacando ainda que "no curto e médio prazo, aumentaremos a capacidade de usar plantas melhoradas, otimizar as operações silvícolas ou alargar o leque de espécies de coníferas, contributos relevantes para o aumento da produtividade e atratividade da cultura”.

Edmundo Sousa, representante do INIAV na Equipa de Coordenação do CCPB, destaca: “existe um sólido conhecimento científico que já nos permite, hoje, lidar com ameaças, como o Nemátode. O grande desafio é integrar o conhecimento de várias áreas e, claro, na gestão florestal”.

Por sua vez, Maria João Gaspar, representante da UTAD na Equipa de Coordenação do CCPB, recorda que foram recentemente criados grandes consórcios, como o projeto transForm, composto por 58 entidades ou o projeto RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional, composto por 37 entidades e concorda: “atualmente verifica-se uma maior dinâmica de I&D e mais trabalho em rede através da constituição de consórcios, quer a nível europeu, quer nacional”.

Sofia Knapic, representante do SerQ e coordenadora do Grupo de Trabalho do CCPB sobre novas oportunidades de mercado, uma das áreas em que há agora maior dinâmica de I&D, destaca o enorme interesse empresarial em usar madeira em construção, aplicação para a qual o pinheiro-bravo tem uma excelente aptidão e refere “estas empresas estão muito preocupadas com o declínio do pinhal-bravo”.

Quando analisado o tipo de financiamento dos projetos em curso, o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é o que tem maior expressão, ao financiar quatro dos 18 projetos em fase de execução, seguido do Interreg, o POR – Programa Operacional Regional e o PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, nomeadamente, com dois projetos em fase de execução.

A dinamização do CCPB atualmente é financiada pelo PRR, nomeadamente o Programa MAIS Floresta (Reforço de Atuação dos Centros de Competência do Setor Florestal). 


Consulte aqui a Agenda Portuguesa de Investigação de Pinheiro-Bravo desenvolvida pelo CCPB que identifica as principais prioridades de I&D consideradas relevantes para a sustentabilidade da Fileira do Pinho, nomeadamente: o aumento de produção e produtividade e a avaliação do contributo do pinhal-bravo para a promoção da biodiversidade e dos serviços do ecossistema.

Sobre o Centro de Competências do Pinheiro-Bravo

O CCPB é um espaço de partilha e articulação de conhecimentos, capacidades, competências e recursos, que congrega agentes económicos da Fileira do Pinho, entidades do sistema científico nacional e a administração pública. Atualmente não tem personalidade jurídica ou sede física, rege-se pelo seu protocolo de constituição e tem como Equipa de Coordenação o Centro PINUS, o INIAV e a UTAD.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
3
4
6
8
12
13
14
15
16
21
22
24
25
26
27
28
29

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP