facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Comissão Europeia define princípios para limitar os produtos químicos mais nocivos a utilizações essenciais

European Commission.svgA Comissão Europeia adotou no dia 22 de abril os critérios e princípios orientadores para o que constituiria «utilizações essenciais» dos produtos químicos mais nocivos. A comunicação adotada proporciona à indústria e aos investidores previsibilidade no que diz respeito ao fabrico de produtos indispensáveis para a transição ecológica e digital, a saúde e a defesa na UE. Trata-se de um resultado concreto da Estratégia para a Sustentabilidade dos Produtos Químicos, que visa melhorar a proteção da saúde humana e do ambiente contra os produtos químicos mais nocivos e avançar para um ambiente sem substâncias tóxicas.

Comunicação sobre utilizações essenciais

conceito de «utilizações essenciais» ajuda a avaliar quando se justifica, do ponto de vista da sociedade, utilizar as substâncias mais nocivas. Nos casos em que a utilização seja necessária para a saúde e/ou a segurança e/ou seja essencial para o funcionamento da sociedade, e se não existirem alternativas aceitáveis, esta substância pode continuar a ser utilizada para esse fim durante um determinado período de tempo. Devem ser estabelecidas disposições pormenorizadas na legislação específica da UE que aplique o conceito de utilização essencial.

O objetivo geral deste conceito é alcançar uma maior eficiência e previsibilidade regulamentares para as autoridades, os investidores e a indústria para uma eliminação progressiva mais rápida das substâncias mais nocivas em utilizações não essenciais, concedendo simultaneamente mais tempo para a eliminação progressiva das utilizações essenciais para a sociedade. Ajudará igualmente a indústria a orientar e dar prioridade aos investimentos em produtos químicos inovadores e sustentáveis.

Para as utilizações consideradas essenciais para a sociedade, o conceito pode dar às empresas a certeza de que as substâncias utilizadas em aplicações críticas — nomeadamente para a transição ecológica e digital, mas também para a segurança e a defesa — podem continuar a ser utilizadas até que estejam disponíveis alternativas.

Este conceito pode também proporcionar incentivos ao abrigo de regimes voluntários, como o financiamento sustentável e a investigação e inovação, promovendo e facilitando a transição para produtos e métodos mais seguros e sustentáveis.

Transição para produtos químicos seguros e sustentáveis: relatório da AEA

Para apoiar a transição para produtos químicos seguros e sustentáveis, a Agência Europeia do Ambiente (AEA) e a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) publicaram, em 17 de abril, um quadro de indicadores para avaliar os fatores determinantes e o impacto da poluição química. O relatório concluiu que, embora a transição esteja a progredir em alguns domínios, está apenas a começar noutros. A avaliação comparativa concluiu que ainda são necessários mais esforços para reduzir o impacto das substâncias nocivas na saúde humana e no ambiente e formula recomendações para ações futuras.

Antecedentes

A comunicação de hoje é um importante resultado da Estratégia para a Sustentabilidade dos Produtos Químicos. A estratégia define ações para tornar os produtos químicos seguros e sustentáveis desde a conceção e garantir que os produtos químicos não prejudicam o planeta para as gerações atuais e futuras, bem como para ajudar a promover a inovação em prol de produtos químicos seguros e sustentáveis. Tal inclui a proibição da utilização dos produtos químicos mais nocivos em produtos de consumo, como artigos de puericultura, materiais destinados a entrar em contacto com os alimentos e têxteis, a menos que estas utilizações sejam comprovadamente essenciais para a sociedade, e garantir que todos os produtos químicos são utilizados de forma mais segura e sustentável.

Foram lançadas várias ações de inovação e investimento para acompanhar as indústrias afetadas através desta transição. Para promover produtos químicos seguros e sustentáveis e processos de produção limpos, decorreram 12,000 projetos entre março de 2021 e setembro de 2022 no âmbito do Horizonte Europa, Europa Digital, ERASMUS +, Fundo de Inovação e Programa LIFE. Mais de mil milhões de EUR foram consagrados a 190 projetos de investigação e inovação.

A estratégia chama igualmente a atenção dos Estados-Membros para as possibilidades do Mecanismo de Recuperação e Resiliência de investir na transição ecológica e digital das indústrias da UE, incluindo no setor químico. Do mesmo modo,a «trajetória de transição para a indústriaquímica» (publicada em 2023) propõe ações e condições para alcançar a transição ecológica e digital e melhorar a resiliência da indústria química.

Saiba mais na página da Comissão Europeia.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
5
9
10
11
12
13
14
16
18
19
20
21
22
28
29
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP