facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Exportações da Fileira do Pinho sobem 25% e atingem recorde de 2,2 mil milhões de euros em 2021

CentroPinus 256A partir dos mais recentes indicadores de Comércio Internacional do INE, o Centro PINUS analisou as exportações portuguesas da Fileira do Pinho que, em 2021, alcançaram pela primeira vez o recorde de 2,2 mil milhões de euros.

Esta é uma subida expressiva de 437 milhões de euros (+25%) e que evidencia a recuperação das exportações da Fileira relativamente a 2020. Nesse mesmo ano, registou-se uma diminuição de 140 milhões de euros (-7,5%), uma tendência transversal às restantes indústrias florestais justificada pelo contexto da pandemia.

De salientar, ainda, que o aumento das exportações da Fileira do Pinho superou ligeiramente a tendência nacional, em que as exportações de bens aumentaram 18% (9,7 mil milhões de euros) no mesmo período. Para isto terá contribuído um aumento da procura de madeira como material sustentável, o aumento generalizado dos preços e o crescimento do mercado de construção e DIY (do-it-yourself).

“Estes dados estatísticos relativos a 2021 revelam bem a importância de toda a Fileira Florestal para a economia do País, em particular no que se refere à sua contribuição - que atinge 9% -, para a exportação nacional de bens”, analisa o economista João Ferreira do Amaral.

O Professor Catedrático do ISEG recorda, ainda, que “mais uma vez fica clara a necessidade de se apostar no desenvolvimento equilibrado e harmonioso da produção florestal, aumentando ainda mais a sua contribuição para o objetivo da neutralidade carbónica e para o desenvolvimento económico sustentável nacional”. João Ferreira do Amaral destaca “especialmente, a Fileira do Pinho com uma participação de quase 40% das exportações de toda a fileira florestal”.

indicadores exportacoes link

Mobiliário, o subsetor que mais contribui. Pellets continuam em retração.

O subsetor mobiliário continuou a ser o que mais exporta, totalizando em 2021, mais de 795 M€ (+17%).

Destaca-se a evolução nos subsetores resina com um aumento de 62% nas exportações, assim como, no subsetor pasta e papel de embalagem (+37%). Também nos subsetores madeira e painéis, a tendência foi de crescimento com 29% e 27%, respetivamente.

De acordo com a RESIPINUS, a procura de resina do pinhal português acompanhou o aumento das importações em países como a China e o Brasil. “O ano 2021 foi um ano muito positivo para a fileira da resina natural, na medida em que houve uma maior procura em mais de 30% e, consequentemente, um aumento significativo dos preços dos seus derivados”, explica Hilário da Costa, presidente da Associação de Destiladores e Exploradores de Resina.

“Prespetiva-se assim, que em 2022 a produção da resina natural em Portugal tenha crescimento, não só pela maior procura mas também pelos apoios do Plano de Recuperação e Resiliência”, antevê o associado do Centro PINUS para este ano.

Em contrapartida, o subsetor pellets foi o único que registou em 2021 uma diminuição de exportações com uma redução de -17% de vendas para o exterior, semelhante à contração de 19%, verificada em 2020.

Este é também o subsetor que menos contributo relativo teve para as exportações da Fileira do Pinho.

 

O contributo da Fileira do Pinho na economia nacional:  58 mil postos de trabalho

A Fileira do Pinho possui uma elevada relevância em termos de emprego industrial, representando 57 843 postos de trabalho, muitos localizados no interior do País, contribuindo para a fixação e rendimento das populações.

O setor industrial da fileira do pinho possui uma enorme diversidade de mercados, produtos e agentes, numa cadeia de valor extensa e com elevadas relações de interdependência através de transações comerciais de produtos e subprodutos, num claro exemplo de economia circular. Este elevado grau de interdependência verifica-se entre as indústrias da serração, mobiliário, painéis e papel kraft.

Consulte os Indicadores da Fileira do Pinho em 2020 → aqui.

 

Informação disponibilizada pelo Centro PINUS, membro da Rede Rural Nacional.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
3
4
6
8
12
13
14
15
16
21
22
24
25
26
27
28
29

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP