facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

6.º Inventário Florestal Nacional já se encontra disponível

ICNF logoO ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas disponibilizou o relatório final do 6.º Inventário Florestal Nacional (IFN6), que teve por base um processo multitemporal de análise de alteração do uso/ocupação do solo (para os anos de referência: 1995, 2005, 2010 e 2015), baseado em 360 mil pontos de análise e em recolhas no terreno de dados de vegetação em cerca de 12 mil pontos, distribuídos por todo o território continental.

O Inventário Florestal Nacional (IFN) é o processo de produção de estatísticas, e de cartografia-base, sobre a abundância, estado e condição dos recursos florestais nacionais. Baseia-se em recolhas de dados a partir de imagens aéreas e em medições da vegetação no terreno, ao longo de todo o território. Estas recolhas de dados são repetidas, aproximadamente, de 10 em 10 anos, o que permite monitorizar a evolução dos espaços florestais.

Este Inventário tem 2015 como ano de referência e incorpora ainda a avaliação das áreas, volumes e biomassa afetados pelos incêndios rurais de 2016 a 2018.

Aceda ao Inventário Florestal Nacional (IFN6) publicado na página do ICNF e ainda ao Geovisualizador do IFN6