facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Workshop Projeto BovINE | 30 de outubro de 2020

BovINERealiza -se no próximo dia 30 de outubro, através da plataforma zoom, o workshop "Identificar desafios da produção de bovinos de carne em Portugal e partilhar soluções através da rede BovINE" no âmbito do projecto BovINE.

O projecto BovINE (Rede de Inovação Transeuropeia para a Carne de Bovino) foi estabelecida entre 10 estados membros da UE para se focar prioritariamente nas necessidades de 255.000 agricultores que constituem o sector europeu de produção de carne de bovino. A rede BovINE pretende dar resposta aos desafios de sustentabilidade que a produção enfrenta e que foram identificados como os mais urgentes pelos próprios produtores, agregando investigadores, consultores, agricultores e outros parceiros relevantes e que são partes interessadas, procurando desenvolver colectivamente inovações com aplicação prática nas explorações pecuárias. Sob a coordenação do Teagasc (Irlanda), a rede BovINE assenta numa abordagem de multi-actores que exige uma cooperação focada entre todos os parceiros do sector, para facilitar o intercâmbio de conhecimentos e a aceitação e implementação das soluções co-criadas.

A rede transeuropeia BovINE terá como base o conhecimento existente ao nível da exploração agrícola em quatro áreas chave e inter-relacionadas:

resiliência socioeconómica
saúde e bem-estar animal
eficiência da produção e qualidade da carne
sustentabilidade ambiental

O projeto tem como objectivo global estimular e promover o intercâmbio de conhecimentos, bem como a integração de investigação e de boas práticas em inovações passíveis de aplicação, a um nível regional, nacional e internacional, por todos os parceiros relevantes no sector europeu de carne de bovino.

Portugal está representado no projeto através da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e do Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos.

Programa | Inscrições

 

Informação enviada pela ACBM - Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos