facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Sessão apresentação do Copernicus: Programa Europeu para a Observação da Terra

copernicus 5fevNa manhã desta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, realiza-se a sessão informativa sobre "Serviços e Aplicações no Meio Terrestre do Programa Europeu para a Observação da Terra – Copernicus", uma iniciativa promovida pela Direção-Geral do Território (DGT), em parceria com a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) e o AIR Centre (Centro Internacional de Investigação do Atlântico).

A sessão tem formato online e vem divulgar o programa Copernicus e os diferentes serviços fornecidos pelo mesmo. A sessão será dedicada a apresentar algumas das aplicações já desenvolvidas pelas entidades portuguesas.

Desde a cartografia do uso e ocupação do solo, à utilização dos dados de satélite para investigação e inovação na área da floresta e prevenção de fogos, passando pela rentabilização e maximização de colheitas agrícolas, pelas várias aplicações na gestão de energia ou monitorização de infraestruturas, serão demonstrados alguns dos vários usos do programa Copernicus em Portugal.

Esta iniciativa é organizada no âmbito do Acordo-Quadro de Parceria para o Uso do Copernicus pelos Utilizadores dos Estados-Membro (FP-CUP) e tem como objetivo alargar a base de utilizadores, impulsionar o uso dos dados de satélite e aumentar o número de novas aplicações desenvolvidas a partir dos dados do Copernicus. O FP-CUP é uma iniciativa desenvolvida e financiada pela União Europeia que abrange atualmente 48 parceiros de 23 países europeus, incluindo a Agência Espacial Portuguesa, a DGT e o AIR Centre.

A sessão é gratuita e aberta a todos, mas de inscrição obrigatória, através deste formulário online.

Consulte o programa aqui.