facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Webinário "Sustentabilidade da Agricultura e dos Territórios Rurais em Portugal – Contributos para a reforma da PAC"

WEBINAR AGRICULTURAA ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, realiza no próximo dia 2 de junho às 14h00 um webinar com o tema "Sustentabilidade da Agricultura e dos Territórios Rurais em Portugal – Contributos para a reforma da PAC". Consulte o programa e increva-se neste link

A Política Agrícola Comum (PAC) é uma das políticas mais importantes da União Europeia e em breve iniciar-se-á a negociação dos Planos Estratégicos que ditarão as regras de aplicação da PAC em Portugal.

A reforma da PAC para os anos 2021-2027, em discussão neste momento no Parlamento Europeu, deve prever um sistema de incentivos de fomento da agricultura familiar, da diversificação de instrumentos agrícolas que salvaguardam os bens naturais, e deve criar medidas que respondam aos problemas da crise climática e ecológica, dos incêndios, das secas, da destruição da natureza, da salvaguarda da biodiversidade ou o desenvolvimento local.

Este é o momento oportuno para se promover um amplo debate sobre o modelo de produção que queremos para o nosso país e sobre o papel do setor agrícola no combate às alterações climáticas e no desenvolvimento e preservação do mundo rural.

Como afirmou recentemente o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, “a pandemia veio reforçar a importância do setor agrícola na vida de todas e de todos. Não restam dúvidas: os produtores agrícolas têm papel central no desenvolvimento coeso do território, no combate à alteração climática e na garantia de alimentos seguros e saudáveis”.

Torna-se imprescindível o apoio à produção agrícola local de base tradicional, no sentido de serem criadas condições de cooperação entre produtores/as e de se concentrar os produtos da terra e assegurar o seu escoamento regular, melhorando assim os rendimentos de produtores/as, que são, aliás, o elemento central do processo de organização do sistema alimentar.

A ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local apoiou recentemente o Manifesto Em Defesa da Sustentabilidade da Agricultura Portuguesa, e pretende neste webinário criar um espaço de debate para aprofundar o conhecimento do conteúdo do Manifesto, mas também partilhar propostas e resultados de projetos que, já desenvolvidos, podem contribuir para a definição de políticas públicas no domínio da agricultura e da sua sustentabilidade futura que respondam às verdadeiras necessidades dos territórios e de quem neles habita.

Estas políticas e os seus planos de ação podem estar na base de novos investimentos locais coerentes para a transformação da agricultura, pois só com forte perceção positiva do futuro podem ser criadas as condições para a emergência de novos agricultores e agricultoras, com criatividade e competências para desenvolver modelos de produção e comercialização agrícola com capacidade de satisfazer as necessidades alimentares a nível local.

Esta iniciativa, promovida pela Animar em parceria com 18 projetos financiados no quadro do PDR2020, envolve nesta organização mais de uma centena de entidades, nomeadamente Associações de Desenvolvimento Local, Cooperativas, entre as quais a CONFAGRI - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L, e a CNA - Confederação Nacional da Agricultura, Universidades, Centros de Investigação, Câmaras Municipais e Organismos Públicos com ligação ao Ministério da Agricultura, nomeadamente a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e as Direções Regionais De Agricultura e Pescas.

Nota de Imprensa da ANIMAR