facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

MED e EURAGRI promovem webinar ”Laboratórios vivos, co-inovação e cocriação como blocos de construção para a saúde do solo e alimentos”

webinar livinglabsO MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, em conjunto com a EURAGRI, organiza um webinar sobre Living Labs , a decorrer entre as 14h00 e as 15h30 (CET) de 9 de junho de 2021.

Um laboratório vivo no setor agroalimentar é definido como um ecossistema de inovação aberta, centrado no usuário, envolvendo os agricultores e outras partes interessadas no desenvolvimento conjunto de soluções para sistemas agrícolas mais resilientes e mais intimamente ligados à sociedade, e que proporcionariam o suficiente , alimentos seguros, nutritivos e acessíveis, respeitando as fronteiras planetárias e recompensando melhor as fazendas. A experimentação em laboratórios vivos (LL) é conduzida em fazendas reais, em contextos territoriais e comunitários específicos, com os agricultores e outros atores envolvidos desde o início como parceiros iguais para propor ideias, testá-las, melhorá-las e promovê-las ainda mais.

Os laboratórios vivos têm um papel fundamental no recém-iniciado quadro europeu de pesquisa e inovação, Horizon Europe (2021 - 2027):

  1. A missão “Soil health and food” combina pesquisa e inovação, educação e treinamento, investimentos e a demonstração de boas práticas usando 'Living labs' e 'Lighthouses' para traduzir desafios em problemas concretos e entregar soluções.
  2. A parceria europeia “Acelerar a transição dos sistemas agrícolas: laboratórios agroecológicos vivos e infraestruturas de investigação” é uma ferramenta de implementação. A meta é fornecer práticas prontas para adoção que apoiem os agricultores na compreensão e implementação de práticas agroecológicas na escala necessária para impactos econômicos, ambientais e sociais positivos.

No entanto, estamos lidando com um esquema que, embora não seja novo, não é uma abordagem comumente usada em pesquisa. Nas últimas décadas, o envolvimento das partes interessadas na pesquisa tem sido cada vez mais realizado, mas nem sempre bem-sucedido.

Portanto, EURAGRI gostaria de convidá-lo a participar de uma discussão sobre, entre outras questões:

  • Quais são os desafios para instituições de pesquisa e pesquisadores
  • Estamos prontos, tanto em termos conceituais quanto práticos?
  • Como os laboratórios vivos podem facilitar a compreensão do conhecimento existente?

Programa:

Alexia Rouby (DG-AGRI, Comissão Europeia):
Cenário - O que são LLs e que experiências já existem?

Johan Bouma (NL, coordenador do Living Labs WG no Soil Health and Food Mission Board):
Como vincular o conceito de LLs com a pesquisa?

Alfred Grand (Fazendeiro e proprietário de um Farol / Fazenda Living Lab, Áustria):
Como implementar LLs e como eles fomentam a inovação na comunidade agrícola?

Perguntas e Respostas:
Moderador Gottlieb Basch (MED - Universidade de Évora e EURAGRI)

* os participantes poderão colocar suas dúvidas por meio do painel de perguntas e respostas, que pode ser acessado por meio do respectivo botão.

Inscrições aqui: https://zoom.us/webinar/register/WN_xYyfL5I-Ql-ATFf130LjIQ
O prazo para inscrição é 7 de junho às 19:00 (CET).

Para obter informações sobre os membros da EURAGRI, entre em contato com: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.euragri.org

Fonte: MED - Universidade de Évora