facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Intensificação sustentável em foco no Itinerário Técnico em Samora Correia

IT mt st isidroEsta manhã, a Herdade Monte de Santo Isidro, em Samora Correia, acolheu o Itinerário Técnico sob o tema da intensificação sustentável, reunindo agricultores, técnicos, administração central e regional, assim como empresas e associações.

O produtor José Palha, anfitrião do evento, iniciou os trabalhos e abordou a importância da sustentabilidade económica e ambiental na sua exploração. Apresentou também o projeto "Segunda Via", um projeto de intensificação ecológica que promove os serviços dos ecossistemas naquela exploração ribatejana. Seguiu-se uma visita de campo aos locais onde estam a ser implementadas estas práticas de conservação e restauração de habitats ecológicos.

IMG 20210708 094500

A terminar a manhã, intervieram Sónia Garcia, da Terrapro, que fez a apresentação dos dados de mapeamento recolhidos na exploração, e Bruno Caldeira, da Consulai, com apresentação do projeto BPA.Eco.

IMG 20210708 113602 1

Os itinerários técnicos pretendem ser um instrumento para demonstrar e dar a conhecer as boas práticas e inovações no contexto de uma exploração agrícola sustentável, sobre determinada temática da agroecologia, tendo por base a troca de conhecimentos, de agricultor para agricultor, e entre agricultores e outros atores de inovação.