facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Empresários debatem sustentabilidade dos olivais de alta densidade no IX Simpósio Nacional de Olivicultura

gif simposionacionaldeoliviculturaO IX Simpósio Nacional de Olivicultura decorre de 25 a 27 de outubro, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Oeiras. O programa do evento integra 70 trabalhos técnico-científicos e uma mesa-redonda com conhecidos empresários do setor sobre o tema “Olivais de alta densidade/sustentabilidade, serão conceitos compatíveis?”.

A mesa-redonda, a realizar na manhã do dia 26 de outubro, às 9h30, é moderada por Francisco Pavão, presidente da APPITAD e conhecido especialista em azeite, e conta os seguintes oradores:

Álvaro Labella, Olivogestão
José Maria Falcão, Herdade Torre das Figueiras
João Sanches, Trilho Saloio
Luís Rosado, Olinorte
Pepe Ocaña, Herdade da Rabadoa
Pedro Lopes, De Prado
Pedro Foles, Agromillora
Raúl Aguayo Corraliza, Todolivo

A manhã do dia 26 de outubro é aberta ao público, de forma gratuita, mas com inscrição obrigatória através deste link.

O IX Simpósio Nacional de Olivicultura é subordinado ao tema “Tecnologia e Circularidade na Olivicultura” e do programa constam as seguintes sessões temáticas: Proteção da Oliveira, Sistemas e Técnicas Culturais, Tecnologia, Qualidade, Economia e Inovação. As conferências plenárias abordam temas centrais na olivicultura moderna:

Projeto NOVATERRA: soluções sustentáveis para a redução do uso de pesticidas no olival (entre as soluções estudadas contam-se a captura em massa com armadilhas e o uso de nemátodos entomopatogénicos para controlo de pragas, o uso de nanopartículas de cobre para controlo de fungos e a manipulação do habitat olival).

A aplicação da deteção remota na monitorização de olivais tradicionais de montanha (neste trabalho foram utilizados drones para recolha de imagens multiespectrais num olival tradicional de montanha, que possibilitaram a identificação de zonas menos vigorosas, informação que serviu de apoio à decisão na gestão de precisão do olival).

Olival circular: Biotecnologia aplicada à sustentabilidade (o projeto “Olival Circular”, da empresa Entogreen, consiste em dar um destino adequado ao bagaço de azeitona como alimento para insetos que o convertem em fertilizante orgânico para solos agrícolas. Uma forma de resolver um problema ambiental, transformando um resíduo em recurso).

A importância dos recursos genéticos na valorização da olivicultura (este trabalho dá a conhecer a diversidade genética das cultivares de oliveira incluída na Coleção Portuguesa de Referência da Oliveira (CPRCO), instalada na Herdade do Reguengo em Elvas, com vista à sua valorização).

No dia 26 de outubro às 11h30, os patrocinadores do Simpósio apresentam tecnologias e soluções inovadoras para a sustentabilidade do olival no Espaço Empresas. Patrocinam o evento:

Platina: ADP Fertilizantes, Ascenza, Fitolivos e Spintor Isco

Ouro: Agromillora, Adubos Deiba, Fertinagro, Hubel Verde, Magos Irrigation Systems, Syngenta, Timac Agro e UPL

Prata: Lusosem

No dia 27 de outubro decorre a visita técnica do simpósio aos olivais e lagar da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.

O Simpósio é organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e conta com a parceria do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).

Para mais informações consulte: https://aphorticultura.pt/eventos/9sno/