facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

CESE promove debate sobre "Insights para a implementação do Pacto Rural e para o desenvolvimento rural/urbano sustentável"

22 30 1920x1080 plasma and webCom base no seu trabalho anterior sobre desenvolvimento rural/urbano sustentável e no parecer em curso sobre a Visão a Longo Prazo para as Áreas Rurais, o Comité Económico e Social Europeu (CESE) está a organizar um debate temático online, que se realiza amanhã, dia 9 de fevereiro de 2022, com o objetivo de explorar ideias para a implementação do Pacto Rural no sentido um desenvolvimento rural/urbano sustentável.

Este evento reunirá representantes de várias instituições europeias (Parlamento Europeu, Presidência francesa do Conselho da UE, Comité das Regiões, Comissão Europeia) para dialogar com os membros da secção NAT do CESE sobre a visão a longo prazo e a implementação do Pacto Rural, bem como o potencial papel e áreas de colaboração para as instituições da UE.

Para participar, nã é necessária inscrição. O evento será transmitido na página web dedicada do CESE e terá interpretação disponível em EN, FR e DE e os presentes terão a oportunidade de participar no debate utilizando a plataforma Slido, com o código #RuralPact.

Contexto

As zonas rurais desempenham um papel fundamental na coesão económica e social, na resiliência das regiões e no contributo de inúmeros serviços dos vários ecossistemas locais, incluindo a produção alimentar.

Para garantir isso, a Comissão Europeia publicou em 30 de junho de 2021 uma comunicação que estabelece uma  visão de longo prazo para as zonas rurais da UE até 2040. Identifica áreas de ação para áreas e comunidades rurais mais fortes, ligadas, resilientes e prósperas. Essa visão inclui um Pacto Rural que mobilizará autoridades públicas e partes interessadas para agir sobre as necessidades e aspirações dos moradores rurais.

O CESE está convicto de que o futuro da Europa dependerá da forma como lidamos com as zonas rurais e que temos de aproveitar o papel das comunidades locais, criando novas atividades económicas e oportunidades de emprego nas zonas rurais, prestando serviços de qualidade e promovendo sinergias com áreas urbanas. 

Nenhuma área ou cidadão pode ser 'deixado para trás' na transição justa para uma União Europeia neutra em termos de clima, sustentável e próspera, em consonância com os objetivos do Pacto Ecológico Europeua recuperação da próxima geração da UE,  a Agenda Territorial 2030  e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para concretizar esta visão, todos os Estados-Membros, regiões, comunidades locais e partes interessadas terão de se envolver através de diferentes formas e canais, incluindo a nova Política Agrícola Comum (PAC) e os planos estratégicos dos Estados-Membros.