facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Valorização dos Milhos Regionais do Vale do Sousa debatido em ação de sensibilização

milho A Cooperativa Agrícola de Lousada (COPAGRI) e a Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa (ADER-SOUSA), conjuntamente com a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), promoveram no dia 15 de março, nas instalações da COPAGRI, uma ação de sensibilização sobre a Valorização dos Milhos Regionais do Vale do Sousa.

Sensibilizar a comunidade local para a preservação dos recursos agrícolas locais e para a sua valorização foi o principal objetivo da ação, cuja abertura contou com a presença de representantes do Município de Lousada e da COPAGRI.

Nesta ação, o professor Pedro Mendes Moreira e o engenheiro André Pereira da ESAC apresentaram uma perspetiva histórica do projeto VASO (o projeto de melhoramento participativo mais antigo da Europa) e alguns dos resultados dos ensaios de seleção de germoplasma realizados nas explorações dos agricultores locais – que contemplaram 10 entradas de 3 populações melhoradas de variedades tradicionais e 3 populações dinâmicas de milho – com vista à preservação do material genético dos milhos e aumento da sua produção. Na sua apresentação abordaram ainda os aspetos a ter em consideração na seleção das variedades e na instalação de ensaios nos campos dos agricultores, bem como o comportamento das variedades no local de produção e a adaptação das variedades de milho regional no local de realização dos ensaios.

Já Isabel Dinis, também professora da ESAC, apresentou dados referentes à evolução da produção e do preço de milho em Portugal e na região, fez uma exposição sobre as principais tendências na produção e, em particular, no consumo do milho para grão na região do Vale do Sousa. Isabel Dinis falou ainda sobre a importância da definição de estratégias de marketing adequadas que permitam aumentar a rentabilidade e colocar o produto no mercado ao melhor preço, e sobre os circuitos de comercialização que melhor se adaptam aos sistemas de produção específicos.

A ação contemplou igualmente o relato das experiências dos quatro produtores, proprietários das explorações locais envolvidas nos ensaios de seleção, tendo os mesmos partilhado também com os presentes as suas expectativas quanto à produção, ao processo de transformação e ao escoamento dos produtos endógenos, em particular a broa, de elevado valor genético, bem-adaptada à região e de valor nutritivo.

A iniciativa reuniu 17 participantes, desde técnicos municipais, a produtores locais e da indústria de moagem e constituiu mais uma importante oportunidade de partilha de conhecimento e de investigação, assim como de melhorias e estratégias de implementação de processos produtivos e de comercialização que possam levar ao aumento de rendimento agrícola e se traduzam num efetivo desenvolvimento económico local.

Informação enviada pela ESAC-IPC, membro da Rede Rural Nacional.