facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Projeto CAEA-AGRI: Caminhos de Adaptação de Espécies Agrícolaws

proj caea agriO projeto CAEA-AGRI (Caminhos de Adaptação de Espécies Agrícolas às Alterações Climáticas) é um projeto coordenado pela ANPROMIS em colaboração com o COTHN, ANSEME e INIAV, tendo como um dos seus objetivos a identificação e seleção de variedades regionais de Zea mays L. (Milho), conservadas no Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV)/INIAV, que melhor se adaptam às novas condições de produção, fruto das alterações climáticas.

Figura 1 – Variedades regionais de milho conservadas e caracterizadas no Banco
Português de Germoplasma Vegetal

O milho é a cultura cerealífera mais cultivada a nível global, possuindo diversas aplicações na alimentação humana, alimentação animal e na indústria, sendo essencial para a alimentação diária e nutrição de milhões de pessoas. Em Portugal, esta espécie possui uma elevada relevância económica, correspondendo a sua produção a mais de 50% da produção total de cereais no território nacional.

Com a intensificação das alterações climáticas, torna-se cada vez mais relevante adaptar e modernizar os sistemas de produção de forma a minimizar os impactos destas, seja pela modernização das práticas culturais e/ ou pela adaptação das variedades utilizadas. Neste último aspeto, as variedades regionais, são fundamentais como fonte de adaptação e valorização das variedades comercializadas, quer pela descoberta de características que forneçam resistência a stresses provocados por seca e/ou temperatura, quer pela descoberta de novos compostos que tragam a estas um valor acrescentado, sob a forma de nutrição e sabor.

Figura 2 -Mapa dos locais de colheita das variedades regionais de milho conservadas no BPGV

Material e Métodos

O projeto focou-se na obtenção de grupos agro-morfológicos, grupos de variedades agregados e descritos pela sua morfologia, taxonomia, fenologia e geografia do seu local de colheita, partindo dos dados de caracterização inseridos na plataforma GRIN-GLOBAL (Germplasm Resource Information Network). Esta plataforma é uma ferramenta de gestão de dados utilizados por diversos bancos de germoplasma a nível global e tem permitido congregar as informações recolhidas pelo BPGV sobre o germoplasma que conserva, entre outras funcionalidades.

No BPGV encontram-se de momento conservados 2041 acessos de variedades de milho regionais portuguesas, resultantes de missões de colheita em território nacional, com início em 1977. Desde 1984, deste acervo foram caracterizados morfologicamente 1470 variedades regionais, utilizando um conjunto de 82 descritores.

A caracterização dos acessos conservados é um processo moroso e que consiste na descrição da morfologia (…).

Leia o artigo completo na edição de março de 2022 da Revista Voz do Campo.

Autoria:
Tiago Machado, Carlos Gaspar, Ana Maria Barata
INIAV/Banco Português de Germoplasma Vegeta

Fonte: Voz do Campo