facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Fórum debate estratégias inovadoras e ambientalmente responsáveis no combate à vespa velutina

vespa daniel solabarrieta flickrO Fórum Vespa Velutina – Lisboa Atlantic POSitiVE realiza-se no próximo dia 31 de maio no auditório principal do edifício sede do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em modelo presencial e com transmissão online. A participação é gratuita.

O Fórum Vespa Velutina – Lisboa Atlantic POSitiVE, tem como objetivo a disseminação dos resultados alcançados através da colaboração sinérgica entre cientistas e tecnólogos de diversas áreas para minimizar o impacto desta espécie invasora (também conhecida por vespa asiática) nos ecossistemas e no desenvolvimento sócio-económico da área atlântica.

O encontro pretende promover a abordagem de estratégias inovadoras e ambientalmente responsáveis, dando a conhecer planos de trabalho em desenvolvimento para a gestão sustentada da invasão da Vespa velutina, impactos, metodologias, constrangimentos, apoios e apresentação de projectos e linhas acção futuras.

Vespa asiática

A Vespa velutina nigrithorax, adiante designada apenas por Vespa velutina, é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera).

Na época da Primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados. Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes. Na apicultura trata-se de uma espécie carnívora e predadora das abelhas; para a segurança pública, não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

Programa provisório

(clique na imagem para aumentar)

 

Este evento é gratuito, no entanto, a participação presencial requer inscrição obrigatória, até ao dia 26 de maio, aqui.