facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

OCDE publica guia com as melhores práticas em medição do Fator Total de Produtividade

OCDE pub mai22O aumento da produtividade e a sustentabilidade do setor agrícola são objetivos políticos centrais nos países da OCDE e não-OCDE. Neste contexto a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publicou um Guia "Agricultural Total Factor Productivity and the environment: A guide to emerging best practices in measurement", que fornece uma visão geral do estado atual da arte na medição da produtividade sustentável do setor agrícola e na análise das fontes de crescimento de maneira confiável e comparável entre os países de forma útil para os formuladores de políticas.

O trabalho baseia-se nas contribuições dos membros da Rede da OCDE sobre Produtividade do Fator Total de Produtividade Agrícola (TFP) e Meio Ambiente, que reúne especialistas relevantes da academia e agências nacionais de estatística. Os seus insights serão fundamentais para a conceção de políticas necessárias para enfrentar o triplo desafio de alimentar uma população mundial crescente e ao mesmo tempo garantir rendimentos aos atores do sistema alimentar, mantendo a sustentabilidade ambiental.

O Guia apresenta recomendações em duas áreas. Primeiro, sobre como melhorar o cálculo tradicional da PTF com base nos preços de mercado de insumos e produtos, propondo métodos harmonizados de mensuração de capital, precificação de terras, agregação de produtos e ajuste de qualidade. Segundo, sobre como contabilizar os resultados ambientais, considerando a redução da poluição ou emissões como ganho de produtividade, mas o aumento do uso do capital natural como perda de produtividade.

Consulte o documento no Centro de Recursos da RRN, aqui.

Aceda ainda a documento com as diretrizes práticas que os países podem usar para construir contas de produtividade para a medição da PTF agrícola agregada e que incorporam os efeitos ambientais, aqui.