facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

EDIA realiza sessão sobre independência energética na agricultura

edia indep energeticaO auditório da sede da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA), em Beja, acolhe, na manhã de 28 de Junho, um evento dedicado ao tema da independência energética no sector agrícola. No evento “Alqueva eléctrico: Rumo à independência energética”, que tem início a partir das 10h00, vão ser apresentadas soluções aplicadas à agricultura: «as soluções eléctricas já hoje disponíveis no mercado para a bombagem solar; o transporte pesado eléctrico; a utilização de tractores eléctricos, pulverizadores, monda eléctrica e outros recursos associados à actividade agrícola, entre os quais os adubos produzidos na própria exploração com recurso a energia solar», explica a entidade.

A EDIA também vai apresentar «a sua visão para a independência energética do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva» e terá ainda lugar um debate. A propósito deste evento, a entidade afirma que «está empenhada em partilhar soluções e conhecimentos junto dos seus clientes, abrindo caminho à sustentabilidade do projecto de Alqueva e reforçando o objectivo associado à diminuição da pegada ecológica da actividade do sector primário».

José Pedro Salema, presidente da EDIA, sublinha que «a electrificação é uma das migrações que terão necessariamente de ocorrer, substituindo todos os processos que dependem de combustíveis fósseis», e que, «em paralelo, temos de pensar na origem da electricidade que as vai alimentar». «A produção agrícola só será verdadeiramente sustentável quando conseguir produzir localmente a totalidade das suas necessidades energéticas com recursos a fontes renováveis.»

A inscrição na sessão “Alqueva eléctrico: Rumo à independência energética” é gratuita, mas obrigatória, estando limitada à capacidade do auditório. Os interessados podem inscrever-se aqui ou através do endereço de email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fonte: Frutas Flores e Legumes