facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Os sons da Água na Arquitetura da Paisagem

agua

No proximo dia 30 de setembro decorre o envento sobre o tema da Água e do Território numa estreita articulação com o som e a Música na Paisagem. 

Este evento enquadra-se nas atividades a promover pela Comissão Água, Território e Cultura, APRH. Associa-se às Comemorações Jornadas Europeias do Património 2022.

O Evento explora a racionalidade de gestão deste recurso como fator de desenvolvimento e coesão territorial, numa perspetiva global e integrada do ciclo hidrológico, no espaço e no tempo.

Recorre-se à história particular do ambiente mediterrânico, cujo fenótipo está estreitamente ligado ao ciclo da água, constituindo o binómio disponibilidade / uso um equilíbrio frágil, mas determinante para a vivência das comunidades.

Dá-se destaque à condicionalidade de reservas de água na sua relação com o ordenamento do território, focando-se em como esta foi sendo alterada à medida que a intervenção humana artificializou fluxos e generalizou acessos, como indicadores fundamentais de qualidade de vida, mas também abrindo possibilidades de usos e atividades humanas até então inviáveis. 

Recorre-se, em paralelo, à abordagem da microescala da arte dos jardins, onde a água tem uma presença indispensável, como promotora de vida. A água é abordada como origem do engenho das soluções de captação, sua condução e distribuição, mas também no contexto do seu uso criativo para deleite e fruição dos sentidos (audição, visão, bem-estar).

30 de setembro
9h30-13h00

Programação

Ficha de inscrição