facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

ADVID assinala Dia Mundial do Solo em Valença do Minho

valencaminho solo1Está hoje a acontecer, em Valença do Douro, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura” que reúne cerca de cem participantes para assinalar o Dia Mundial do Solo, comemorado em todo o mundo a 5 de dezembro, uma data decretada pela Organização das Nações Unidas.

Tendo como tema a viticultura os presentes, esta manhã, tiveram oportunidade de assistir a uma palestra proferida pelo Prof. Manuel Madeira, do Instituto Superior de Agronomia, sobre Observação e Interpretação de Perfis do Solo da Região do Douro, que decorreu na Quinta do Bom Retiro, Tabuaço.

Nesta saída de campo, foram analisados diferentes perfis de solo, abertos previamente e especificamente para este evento, demonstrando e divulgando a utilidade da observação detalhada das camadas e horizontes do solo, como instrumento para implementar a sua gestão sustentável.

valencaminho solo2

A tarde será dedicada a sessões em plenário com palestras subordinadas aos temas dos Solos da Região Vitivinícola do Douro: classificação e expressão do terroir; Qualidade dos Solos: quantificação de indicadores químicos e físicos na Região Demarcada do Douro; Zonagem vitícola na RDD; O enrelvamento da vinha e a competição hídrica: resultados de ensaios em Portugal; e Efeitos da aplicação de produtos fitofarmacêuticos na qualidade dos solos de vinha da região do Douro.

O seminário é promovido pela ADVID – Custer da Vinha e do Vinho e pela Parceria Portuguesa para o Solo e procura promover a transferência de conhecimento assim como consciencializar sobre a pressão climática que o recurso solo está a sofrer, abordando questões como a matéria orgânica e a erosão.

A nível internacional, dezenas de eventos dedicados ao solo são realizados, com a coordenação da Parceria Global para o Solo e o tema deste ano centra-se no “Solo: onde a alimentação começa”.