facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

São Pedro do Sul recebeu 1.º workshop sobre economia circular

workshp economiacircDecorreu, no passado dia 18 de janeiro, em São Pedro do Sul, no auditório do balneário Rainha D.ª Amélia o 1.º Workshop "Economia Circular", promovido pela ADDLAP no âmbito da preparação da Estratégia de Desenvolvimento Local ADDLAP2030. O evento contou com duas sessões de trabalho onde foram abordadas a competitividade e desenvolvimento económico e  a coesão social e territorial.

O vice-presidente do município de São Pedro do Sul, Pedro Mouro, procedeu à abertura do certame, seguindo-se uma intervenção do Presidente da direcção da ADDLAP, João Paulo Gouveia, que abordou a importância da construção de uma estratégia forte e participada. A professora e investigadora, Isabel Brás, do Politécnico de Viseu, destacou a relevância da circularidade, como aposta para o desenvolvimento económico.

As duas sessões foram muito concorridas, contando com cerca de oitenta participantes, entidades públicas e privadas do território, designadamente autarquias, serviços da Direção Regional de Agricultura, associações empresariais, turísticas, culturais e de solidariedade social, ensino superior, escolas, cooperativas, empresários e cidadãos, etc.

O território apresenta algumas fragilidades, destacando-se o decréscimo populacional, em particular a diminuição da população jovem, comum às regiões do interior de Portugal, mas apresenta muitas potencialidades na área do turismo, das novas produções agrícolas, como os frutos vermelhos, os recursos naturais, entre outros, que interessa promover, preservar e apoiar. Os participantes alertaram para problemas de mobilidade interna e para a falta de apoios ao associativismo e à cultura.

Pretendeu-se com esta iniciativa refletir as prioridades estratégicas para o território de intervenção da ADDLAP, prevendo-se no futuro mais momentos desta natureza conducentes à construção da Estratégia 2030.

Fonte: Federação Minha Terra