facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Dia da Olivicultura, em Elvas, acolhe iniciativa do Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal

CNCACSA cores transparenteNo âmbito do Dia Aberto da Olivicultura que teve lugar na Herdade do Reguengo – Olivicultura, Polo de Inovação do INIAV, I.P. em Elvas decorreu uma sessão organizada pelo Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal (CNCACSA), intitulada “Alterações Climáticas e Olivicultura: impactos e desafios”.

Durante este seminário que contou com a participação de cerca de 100 pessoas, foi efectuada pelo Professor João Santos e pelo Investigador Hélder Fraga, do CITAB – UTAD uma apresentação subordinada ao tema “Projecções Climáticas ao serviço do futuro da Agricultura” a que se seguiu uma interessante uma mesa redonda moderada por Mariana Matos (Casa do Azeite).

No final desta jornada foi efectuada uma visita guiada à Coleção Portuguesa de Referência de Oliveira (CPRCO). Atualmente, a CPRCO congrega cerca de 150 acessos de oliveira, dos quais uma centena são variedades nacionais de todas as regiões olivícolas de Portugal continental. A dimensão varietal da CPRCO faz com que seja única a nível nacional e o seu contributo para a preservação, identificação e valorização dos recursos genéticos de oliveira autóctones atribuem-lhe um valor equiparado ao de importantes coleções desta espécie a nível europeu e mundial. A visita continuou pela Parcela de clones da variedade ‘Galega Vulgar’ e, por último, os participantes tiveram a oportunidade de observar o desenvolvimento vegetativo inicial dos novos genótipos F1 do programa de melhoramento das variedades ‘Galega Vulgar’ e ‘Cobrançosa’.

Tendo em conta o interesse das duas apresentações efetuadas, disponibilizamo-las em:

  1. “Desempenho agronómico de variedades de oliveira” 
  2. “Projecções Climáticas ao serviço do futuro da Agricultura”

Recordamos que o Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA) foi constituído no dia 19/09/2019, em Elvas, e dele fazem parte cerca de 70 instituições. A missão deste Centro de Competências é constituir-se como uma plataforma de partilha de conhecimentos em torno de uma temática tão relevante para o nosso país como são as Alterações Climáticas.

(texto cedido por Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal - CNCACSA)