facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

AgriJovem permite a troca de experiência inédita entre jovens e especialistas do setor

agrijovem 2023O primeiro AgriJovem, realizado no dia 13 de outubro, no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, permitiu o diálogo e a troca de experiências entre 40 estudantes de ciências agrárias e representantes de entidades públicas e académicas do setor, mas também com agricultores de várias gerações.

Através de palestras e sessões práticas, esta iniciativa inédita abordou temas como a sustentabilidade, a inovação e tecnologia, a competitividade e competências, o planeamento estratégico e a organização da produção. Os jovens estudantes, oriundos dos mais diversos pontos do país, mostraram-se bastante participativos, apresentando as suas questões, sugestões e preocupações em relação ao futuro.

O AgriJovem insere-se no diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na UE e teve organização da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com colaboração da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) - Rede Rural Nacional.

A iniciativa contou com intervenções da representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Caleia Rodrigues e do Chefe de Gabinete Adjunto do Comissário Europeu da Agricultura, Jorge Pinto Antunes. O Diretor-geral de Agricultura, Rogério Lima Ferreira, participou no primeiro painel de discussão sobre a implementação da PAC (Política Agrícola Comum) em Portugal e o Pacto Ecológico Europeu, durante o qual apresentou dados sobre o Investimento Jovem no PDR2020.

Ao longo do evento a Rede Rural Nacional ouviu alguns intervenientes, que apresentam diferentes visões sobre o evento. No seguinte vídeo apresentamos as seguintes intervenções:

  • A representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, que apresenta o evento;
  • O jovem agricultor, Afonso Bulhão Martins, que deixa a sua visão sobre a Política Agrícola Comum (PAC) e as suas preocupações em relação ao Pacto Ecológico Europeu.
  • O agricultor João Coimbra, da Quinta da Cholda, que evidencia a necessidade de rejuvenescer a agricultura.

Veja o vídeo aqui: