facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

X Mostra de Maçã Camoesa: DRAPLVT promoveu sessão de esclarecimento Agricultura, Alimentação e Segurança

Maca camoesa 2022 figura2No âmbito da X Mostra de Maçã Camoesa, Doçaria e Pão, no dia 18 de outubro, a DRAPLVT em parceria com a Rede Rural Nacional, a Câmara Municipal de Sesimbra, a Junta de Freguesia do Castelo e a ADREPES promoveu a Sessão de Esclarecimento "Agricultura, Alimentação e Segurança" no Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra (CAIES), em Santana.

A sessão de Esclarecimento "Agricultura, Alimentação e Segurança", contou na abertura, com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Sesimbra, José Polido e do Diretor Regional da DRAPLVT, José Nuno de Lacerda Fonseca.

O primeiro painel subordinado ao tema "Xylella fastidiosa", apresentado por Maisa Oliveira da DRAPLVT deu a conhecer a sintomatologia da doença e quais os cuidados e procedimentos a adotar no caso de se identificar a presença da bactéria.

O painel seguinte dedicado ao tema "Agricultura Familiar", foi apresentado por Fernanda Castiço, da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) que explicou no que consiste o Estatuto da Agricultura Familiar e os requisitos necessários para quem pretender este tipo de reconhecimento.

A temática "A Dieta Mediterrânica na Região de Lisboa e Vale do Tejo" foi abordado por Ana Alberty, da DRAPLVT, que referiu a importância de adotar este estilo de vida saudável e deu a conhecer a estratégia nacional para a salvaguarda e a valorização da Dieta Mediterrânica, que pretende contribuir para aumentar a adesão dos cidadãos à Dieta Mediterrânica, preservar e divulgar os seus valores, cultura e património, mas com adequação à realidade de cada região.

A sessão terminou com o tema " Segurança Alimentar nos Circuitos Curtos de Comercialização", por Iva Almeida, da ADREPES.​

Fonte: DRAPLVT​