facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

IN LOCO | Apresentação e debate sobre o documento "Desenvolvimento Local, Compromisso com Pessoas e Territórios”

1No dia 23 de fevereiro, teve lugar na sede da Associação de Municípios do Algarve (AMAL) uma sessão de apresentação e debate sobre o documento intitulado "Desenvolvimento Local, Compromisso com Pessoas e Territórios". Esta iniciativa foi dinamizada pelas Associações de Desenvolvimento Local do Algarve, que integram a Federação Minha Terra: Associação In Loco, Vicentina e Terras do Baixo Guadiana.

A sessão foi aberta pelo Primeiro-secretário da AMAL, Dr. Brandão Pires. O objetivo era analisar e debater as propostas apresentadas pela Federação Minha Terra, as quais foram previamente submetidas às cúpulas nacionais dos partidos concorrentes às próximas eleições legislativas.

O documento resulta de um intenso debate no seio da rede das Associações de Desenvolvimento Local, envolvendo contributos dos Grupos de Ação Local (GAL) presentes em mais de 94% do território nacional. Este processo de construção das Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) decorreu ao longo do ano de 2023 e culminou na apresentação das propostas em final de dezembro do mesmo ano.

Considerando a experiência positiva do modelo LEADER (Ligação Entre Acções de Desenvolvimento da Economia Rural) em Portugal ao longo das últimas três décadas, os GAL manifestaram a necessidade de os programas eleitorais abordarem com ousadia o desenvolvimento dos territórios, com intervenções pertinentes e próximas das zonas rurais.

O documento apresenta Sete Propostas de Compromissos que as políticas públicas devem contemplar, incluindo a implementação de uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento Rural, a capacitação dos recursos humanos locais e a articulação entre as dimensões rural e urbana, e pode ser lido na íntegra aqui.

A recetividade às propostas na sessão realizada no Algarve foi positiva, destacando-se o valor do trabalho realizado pelas Associações de Desenvolvimento Local e a determinação em reforçar a orientação estratégica das propostas apresentadas.

A divulgação deste documento visa promover um debate informado e construtivo sobre o futuro dos territórios abrangidos, reforçando o compromisso com o desenvolvimento local e a coesão territorial.