facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Dia Aberto sobre Culturas de Cobertura juntou perto de 300 especialistas em Coruche

Inovmilho sitePerto de 300 pessoas participaram no Dia Aberto sobre “Culturas de Cobertura: vantagens e condicionantes técnicas” que se realizou no dia 10 de abril na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche.

Ao longo do evento, foram abordados temas como a importância das culturas de cobertura (CC) na vida e na estrutura do solo, a pegada climática das CC e o efeito que têm nas emissões e sequestro de carbono do solo. Os responsáveis por desenvolver os ensaios na Estação Experimental evidenciaram depois os critérios para selecionar as espécies mais adaptadas a cada parcela. Os resultados das investigações realizadas foram apresentados durante as visitas aos Campos de Ensaio de várias empresas.

Durante a iniciativa foi também inaugurada a Unidade de Produção para Autoconsumo, uma instalação de painéis fotovoltaicos que resulta de um investimento de 60 mil euros, suportado pela ANPROMIS com uma taxa de financiamento de 60%. O objetivo é tornar esta Estação auto-suficiente do ponto de vista energético. Foi ainda promovido o debate sobre “Condicionalidade Agrícola: que obrigações temos de cumprir?”, que contou com a presença de produtores de milho, cereais praganosos e hortícolas.

participantes no evento do Inovmilho de 10 de abril

O Dia Aberto sobre “Culturas de Cobertura: vantagens e condicionantes técnicas” integra-se nas atividades do Inovmilho – Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo, cujas entidades gestoras são a ANPROMIS, INIAV e Município de Coruche. A iniciativa teve organização da ANPROMIS, em colaboração com a ANPOC, a APOSOLO, o COTHN e a FNOP.

O presidente da ANPROMIS, Jorge Neves, fez um balanço positivo deste dia Aberto sobre as Culturas de Cobertura, reconhecidas pelas suas vantagens não apenas para o solo, mas também como predecessoras das culturas principais.

Veja aqui: