facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Estratégia de Desenvolvimento Local “Algarve Central 2030” debatida e aprovada em Loulé

Algarve Central 2030

No âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária, os parceiros do Grupo de Ação Local “Algarve Central 2030” aprovaram, no passado dia 27 de julho, a Estratégia de Desenvolvimento Local para o território, designada “Algarve Central 2030”.

Esta estratégia resulta de um trabalho iniciado há quase 3 anos, em que em que foram ouvidos diversos atores e a população do território abrangido, e que irá permitir aceder a verbas no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) no período 2023-2027, para o investimento no sector.

Esta parceria pretende um “Algarve Central”, do interior ao litoral, um território integrado capaz de ultrapassar assimetrias e de responder aos desafios das alterações climáticas, da transição energética e digital e do desenvolvimento sustentável.

Foca-se esta estratégia em 4 eixos:

  • Governação e Participação
  • Eficiência e transição de modelo de Desenvolvimento
  • Economia Local
  • Equidade

Esta parceria é constituída por mais de 40 entidades do território, desde os municípios a associações de artesanato, de produtores do sector agroalimentar e pecuário, representantes do sector florestal, do ambiente, da cultura, gastronomia, turismo, área social, ambiente, economia e os empreendedores e agentes económicos.

A Associação In Loco é entidade gestora das parcerias no âmbito do programa LEADER desde o seu projeto piloto, em 1991, sendo uma iniciativa da Comunidade Europeia.

Para mais informações, deve contactar a Associação In Loco.