facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Inscrições Abertas para o Curso 4 do Projeto LIFE Live-Adapt

adpm 40anosA ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola promove Curso 4 do Projeto LIFE Live-Adapt - Avaliação e Assessoria às Explorações Pecuárias para Adaptação às Alterações Climáticas, com o formato online. As inscrições, gratuitas e obrigatórias, deverão ser realizadas até ao dia 15 de janeiro, sendo que o curso começará no dia 24 do mesmo mês.

Para se inscrever neste quinto curso não é necessário ter completado os cursos anteriores. Até agora, realizaram-se, com grande participação, os seguintes cursos: o “Curso 1 LiveAdapt: Pecuária extensiva e alterações climáticas”; o “Curso 2 LiveAdapt: Adaptação das explorações pecuárias às alterações climáticas”; e o recentemente concluído “Curso 3 LiveAdapt: Ferramentas técnicas e métodos de adaptação às alterações climáticas da pecuária extensiva”.

Este quarto curso destina-se principalmente ao pessoal técnico das instituições e empresas que aconselham ou trabalham com explorações pecuárias extensivas. Contudo, está aberta a outros grupos, tais como produtores de gado e também aos investigadores ou a qualquer outra pessoa interessada. Tal como nos cursos anteriores, a capacidade interativa do curso e os conteúdos adicionais permitem ajustar o esforço às necessidades de cada pessoa.

O objetivo do Curso 4 é desenvolver as competências necessárias para a avaliação e assessoria de explorações pecuárias extensivas e semi-extensivas em relação à sua adaptação às alterações climáticas. A avaliação e o aconselhamento são instrumentos fundamentais para desenvolver bons processos de conceção, implementação e (re)adaptação de estratégias, técnicas e medidas de adaptação às alterações climáticas no sector pecuário, bem como em qualquer outra atividade.

Cartaz Curso 4

CONTEÚDOS

Este curso Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas consiste em seis unidades didáticas, que exploram diferentes propostas de avaliação e aconselhamento que podem ser aplicadas em explorações pecuárias extensivas para melhorar a sua adaptação às alterações climáticas. Os conteúdos das seis unidades de ensino são os seguintes:

  1. Introdução: Avaliação e assessoria para a adaptação às alterações climáticas;
  2. Quadro jurídico e institucional de avaliação e assessoria;
  3. Definição e uso de indicadores de sustentabilidade;
  4. Planeamento e avaliação de adaptação às alterações climáticas;
  5. Aconselhamento sobre adaptação às alterações climáticas: da teoria à prática;
  6. A participação como instrumento de planificação sistemas agropecuários.

Cada unidade durará uma semana, com uma dedicação esperada por parte dos formandos de 7 horas semanais.

Cada unidade é composta por:

  • Um documento em formato PDF com os recursos para aprendizagem. Os formandos poderão aceder aos mesmos de forma autónoma e segui-los à medida que estiverem disponíveis ao longo da semana;
  • Um documento denominado de “Para saber mais” com conteúdos adicionais à unidade;
  • Um documento com exercícios de avaliação;
  • Um fórum de debate.

Os alunos inscritos completarão o curso de forma autónoma através da plataforma google classroom. Não há aulas presenciais, mas sim um itinerário de leituras, materiais audiovisuais e exercícios práticos que podem ser realizados dentro dos períodos estabelecidos no momento que melhor se adapte a cada pessoa. A equipa técnica do projeto será responsável pela prestação de apoio e monitorização, bem como pela resolução de dúvidas ao longo de cada unidade. Quem completar os cursos receberá uma certificação do projeto LIFE Live-Adapt.

Duração

O Curso terá início no dia 24 de janeiro e terminará no dia 11 de março.

Inscrições

Para se inscrever no curso 4. Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas, basta preencher o seguinte formulárioaté 15 de janeiro.

Para mais informações pode contactar através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Informação enviada pela ADPM, membro da Rede Rural Nacional.